Anunciado oficialmente o PlayStation 5 Pro, já haviam rumores sobre esse anúncio a algum tempo, mas agora é oficial. Com jogos cada vez mais pesados, o PlayStation 5 lançado em 2020 já estava forçando os jogadores a escolher entre alta qualidade de imagem e altas taxas de quadros, e com o PS5 Pro, a Sony está prometendo uma forma de oferecer o melhor dos dois mundos. No entanto, o preço de $700 estabelece um novo padrão de preço para consoles, e a ausência de um drive óptico pré-instalado pode enfraquecer a proposta de valor para muitos consumidores.
Os valores para o mercado brasileiro ainda não foram informados, mas considerando que o PS5 convencional (com drive óptico) foi lançado no mercado internacional a $499 e chegou aqui a R$4.700, podemos esperar um valor certamente acima de R$ 6.000, isso para a versão sem o drive.
As pré-vendas do PlayStation 5 Pro começam em 26 de setembro, e o console atualizado começará a ser enviado em 7 de novembro. Com preço de $699, ele inclui um SSD de 2 TB, mas o drive de disco é vendido separadamente por $79.
Semelhante ao PlayStation 4 Pro, o PS5 Pro é projetado para rodar os mesmos jogos que o modelo base, mas com taxas de quadros mais altas, qualidade de imagem melhorada e detalhes visuais aprimorados. Enquanto a Sony comercializou o PS4 Pro como um console que “rodava” nas então novas televisões 4K, o argumento de venda do PS5 Pro é um pouco mais vago.
Durante uma breve demonstração, o arquiteto do PlayStation, Mark Cerny, explicou que, quando dada a opção entre jogabilidade a 60fps e maior qualidade de imagem, cerca de três quartos dos jogadores escolhem a taxa de quadros. O PS5 Pro foi projetado para eliminar essa troca, permitindo que os jogos mantenham altas taxas de quadros sem sacrificar a qualidade da imagem.
As especificações técnicas do PS5 Pro estão alinhadas com os detalhes que foram previamente compartilhados por vazadores confiáveis. Ele possui um aumento de 45% no poder de renderização gráfica, graças a 67% mais unidades de computação e 28% mais memória rápida. Além disso, o ray tracing é duas a três vezes mais rápido, presumivelmente devido a recursos que a AMD deve estrear em suas próximas placas gráficas RDNA 4.
Porém a Sony não revelou as especificações técnicas, então não sabemos se se realmente vai fazer uso da arquitetura RDNA 4, ou continuar com uma GPU RDNA 2 com mais unidades computacionais, para conter os custos. É provável que a Sony divulgue essas informações nas próximas semanas, por enquanto é tudo especulação.
A Sony também introduziu o PlayStation Spectral Super Resolution, a versão da empresa do Nvidia DLSS, que usa IA e aprendizado de máquina para aprimorar imagens de resoluções mais baixas.
Uma lista preliminar de jogos que receberão patches para aproveitar essas melhorias inclui, mas não se limita a:
- Alan Wake 2
- Assassin’s Creed: Shadows
- Demon’s Souls
- Dragon’s Dogma 2
- Final Fantasy 7 Rebirth
- Gran Turismo 7
- Hogwarts Legacy
- Horizon Forbidden West
- Marvel’s Spider-Man 2
- Ratchet & Clank: Rift Apart
- The Crew Motorfest
- The First Descendant
- The Last of Us Part II Remastered
A empresa exibiu breves clipes de The Last of Us Part II com um equilíbrio melhorado entre visuais e taxa de quadros. Além disso, a Sony confirmou que Hogwarts Legacy e Gran Turismo 7 farão maior uso do ray tracing durante a jogabilidade.
As configurações de Game Boost e Enhanced Image Quality também melhorarão o desempenho de todos os jogos de PS4 e PS5 sem exigir atualizações individuais. Com o Game Boost ativado, os jogos alcançarão seus limites de taxa de quadros originais de forma mais consistente. Enquanto isso, o Enhanced Image Quality aumentará a resolução dos jogos de PS4, embora a Sony não tenha fornecido detalhes específicos.
O novo console também suporta Wi-Fi 7 e resolução 8K. Notavelmente, a Sony removeu o adesivo 8K da embalagem do PS5 em junho.
E você, o que pensa sobre a chegada do PS5 Pro por esse valor?