Por Wesley Bonato
Entenda como funciona a taxa e como isso afeta os estúdios independentes
A Unity anunciou recentemente uma mudança em sua política de preços para a Unity Engine, um motor gráfico amplamente utilizado por desenvolvedores de jogos, especialmente estúdios indies. Esta alteração inclui a introdução de uma nova taxa baseada no número de instalações de jogos, o que gerou insatisfação entre as empresas. Além disso, a Unity também aumentou significativamente os preços de licenciamento da Engine, confira abaixo a nova precificação:
Divulgação Unity
VEJA MAIS
- Bethesda anuncia que está trabalhando em correções para Starfield
- STAR WARS Jedi: Survivor recebe patch com diversas correções e 60FPS estáveis nos consoles!
- Marvel’s Spider-Man 2 terá mais de 65 opções de trajes
O quanto esta mudança afetará de fato os estúdios independentes?
A nova taxa, chamada de “taxa mensal extra por nova instalação de jogo”, será aplicada a partir de 2024 e afetará apenas cerca de 10% dos clientes da Unity. No entanto, mesmo uma pequena taxa por instalação pode somar consideravelmente, especialmente se o jogo for multiplataforma, resultando em uma cobrança de até US$ 0,6 por jogador.
Espera-se que essa mudança afete principalmente estúdios de médio e grande porte, em vez de desenvolvedores independentes, pois a taxa só será aplicada a jogos que gerem receita superior a US$ 200 mil. Segundo dados da VG Insights, publicados em 2020, apenas uma parcela ínfima dos estúdios indies alcançam esse faturamento, como expõe o gráfico abaixo:
Divulgação VGI
Em meio à agitação e incerteza geradas pela recente mudança na política de preços da Unity Engine, a indústria de jogos agora aguarda ansiosamente para ver como essa decisão afetará o panorama dos desenvolvedores e serviços de jogos nos próximos anos. Embora a Unity tenha afirmado que a nova taxa afetará apenas uma parcela relativamente pequena de seus clientes, as repercussões ainda são significativas, especialmente para estúdios de médio e grande porte.