Para quem não sabe o Linux é apenas o kernel, o núcleo Linux (Linux Kernel) forma a estrutura base do sistema operacional/sistema operativo GNU/Linux, que é um sistema operacional tipo Unix. O núcleo Linux é um dos exemplos mais proeminentes de software livre, pois pode prover alicerce para o desenvolvimento e execução de outros softwares livres.
O Linux foi concebido pelo estudante do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki na Finlândia, Linus Torvalds com ajuda de vários programadores voluntários por meio da Usenet (antecessora da Internet) em 1991.
Hoje em dia existe centenas de distros baseado no kernel do Linux, mas qual é a melhor distro Linux? Essa é uma pergunta um pouco difícil de responder pois requer vários fatores e há distro para todos os gostos. Mas baseado no requisito popularidade. Nós criamos uma lista com as melhores distros Linux.
Lista com as melhores distros Linux
Ubuntu
Ubuntu é um sistema operacional de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. É patrocinado pela Ltda. (dirigida por Jane Silber).
O Ubuntu diferencia-se do Debian por ter versões lançadas semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos 12 meses seguintes ao lançamento de cada versão (as versões LTS – Long Term Support – para desktop recebem 5 anos de suporte, e para servidor recebem 5 anos de suporte), e pela filosofia em torno de sua concepção. A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído principalmente por software livre. Deve também ser isento de qualquer taxa.
Linux Mint
Linux Mint é uma distribuição Linux irlandesa. Possui duas versões: uma baseada em Ubuntu (com o qual é totalmente compatível e compartilha os mesmos repositórios) e outra versão baseada em Debian.
Diferencia-se de ambos os sistemas por incluir drivers e codecs proprietários por padrão e por alguns recursos que permitem fazer em modo gráfico configurações que em ambos os sistemas são feitas através do modo texto. Utiliza por padrão o desktop Gnome modificado, com um menu no painel inferior junto à barra de tarefas (o MintMenu), similar ao menu do KDE, ou o menu “Iniciar” do Windows. O propósito da distribuição é providenciar um sistema Linux que funcione “out-of-the-box”; isto é, esteja pronto para uso assim que terminar a instalação. Dessa maneira, o único trabalho do usuário será o de personalizar a aparência, se desejar, e instalar programas extra, caso necessite. O Mint, foi apontado como uma das melhores distros para o uso em desktop.
Fedora
Fedora antigamente chamado Fedora Core é um sistema operativo que tem por base o Linux, a distribuição Linux é completamente livre de custos para poder usufruir e partilhar. Foi criada pela Red Hat. Atualmente mantida pelo Projeto Fedora (Fedora Project) e patrocinado pela Red Hat. Depois da instalação o GNOME fica como gestor de desktop padrão, podendo ser mudado para o KDE, cinnamon, XFCE e outros. Já vem com o navegador Mozilla Firefox, com LibreOffice e suporte a diversos idiomas, além de uma grande diversidade de programas para servidores e desktops. Novas versões do Fedora são lançadas aproximadamente a cada 6 meses, tendo como padrão três versões-teste para validação e correção de defeitos, reportados através do sistema bugzilla do projeto. Atualmente (desde a versão 21) o Fedora está disponível em 3 versões principais: Fedora Workstation (para uso no desktop), Fedora Server (para servidores) e Fedora Cloud (para serviços na nuvem). Existe também as spins do Fedora, que são versões com ferramentas e ambientes gráficos específicos como o KDE, XFCE, LXDE, Games, Robotics, Security e outros
Debian
Debian (pronúncia débian) é o nome de um grupo de voluntários que o mantém à volta do mundo. A principal distribuição mantida pelo projeto é Debian GNU/Linux (ou simplesmente Debian), o projeto também distribui sistemas com outros núcleos Unix-like, como o Debian GNU/kFreeBSD e o Debian GNU/Hurd. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualização relativamente fácil a partir de versões relativamente antigas; instalação quase sem esforço para novos pacotes e remoção limpa de pacotes antigos.
O Debian Stable procura sempre manter os pacotes mais estáveis, assim, ele mantém o Gnome e KDE, por exemplo, em versões mais antigas do que muitas outras distribuições Linux por padrão mantêm. O fato dele conter pacotes mais antigos garantem melhor estabilidade e faz com que ele seja melhor empregado como servidor, bem como utilizado por usuários que desejam estabilidade em estações de trabalho ou desktops domésticos.
O projeto Debian é mantido por meio de doações à organização sem fins lucrativos Software in the Public Interest(SPI).
OpenSUSE
O Projeto openSUSE é um esforço mundial que promove o uso do Linux em todos os lugares. O openSUSE cria uma das melhores distribuições Linux do mundo, trabalhando junto em um estilo aberto, transparente e amigável, como parte de uma comunidade mundial de Software Livre e de Código Aberto.
O projeto é controlado e mantido pela sua comunidade e conta com a contribuição de indivíduos, trabalhando como testadores, escritores, tradutores, utilizadores experientes, artistas e embaixadores ou desenvolvedores. O projeto abarca uma vasta variedade de tecnologia, com pessoas com diferentes níveis de experiência, que falam diferentes idiomas e que têm diferentes experiências culturais.
kubuntu
Kubuntu é um projeto derivado do Ubuntu, uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux. Na verdade o Kubuntu e o Ubuntu (assim como Xubuntu e Edubuntu) são o mesmo projeto, mas ao contrário do Ubuntu, que vem com o ambiente gráfico Unity, ele vem com o KDE e programas feitos para KDE, como o navegador Konqueror, Kontact (para e-mails, RSS e calendário) e Amarok, o tocador de músicas. Ele usa o mesmo repositório de pacotes que o Ubuntu.
A proposta do Kubuntu é oferecer um sistema operacional/operativo onde qualquer pessoa possa utilizá-lo, sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituída totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa.
A Comunidade Kubuntu/Ubuntu se ajuda mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independente do nível de dificuldade.
Red Hat Enterprise
Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma distribuição fabricada pela Red Hat visando o mercado comercial, incluindo mainframes. O Red Hat Enterprise Linux é lançado em versões de servidor para as plataformas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z, versões para mesa de trabalho são lançadas para as plataformas x86 e x86_64. Todo o suporte oficial, treinamento e o programa de certificação Red Hat são centrados na plataforma Red Hat Enterprise Linux.
Elementary OS
O elementary OS é uma distribuição de Linux é baseada no Ubuntu. Ele possui a sua própria shell chamada de Pantheon, que é dependente de outras aplicações do elementary OS, como o Plank (uma barra de tarefas), Midori (o navegador web padrão) e o Scratch (um editor de texto simples). Esta distribuição usa o Gala como gerenciador de janelas, que por sua vez é baseado no Mutter.
A distribuição começou como uma série de temas e aplicações criadas para o Ubuntu, o que mais tarde se transformaria em uma distribuição de Linux própria. Sendo baseada no Ubuntu, ela é compatível com os seus repositórios e pacotes e usa a própria central de aplicativos do Ubuntu para se fazer a instalação e a desinstalação de software. A sua interface de usuário tenta ser intuitiva para novos usuários sem tentar usar muitos recursos.
Kali Linux
Kali Linux é uma distribuição GNU/Linux baseada no Debian, considerado o sucessor do Back Track. O projeto apresenta várias melhorias, além de mais aplicativos. É voltado principalmente para auditoria e segurança de computadores em geral. É desenvolvido e mantido pela Offensive Security Ltda. Desde 21 de janeiro de 2016, é uma distribuição “rolling-release”.
O Kali Linux dispõe de numerosos softwares pré-instalados, incluindo o Nmap (port scanner), Wireshark (um sniffer), John the Ripper (crackeador de password) e Aircrack-ng (software para testes de segurança em redes sem fios). O sistema pode ser utilizado a partir de um Live CD ou live-usb, além de poder ser instalado como sistema operacional principal. É distribuído em imagens ISO compilados para diferentes arquiteturas (32/64 bits e ARM).
Mageia
Mageia é um sistema operacional linux, uma distribuição Linux disponibilizada como software livre e código aberto, criada a partir de um fork da distribuição Mandriva Linux. A Mageia é desenvolvida de forma comunitária, com a contribuição de usuários e desenvolvedores de diversos países, com líderes eleitos pela comunidade, sob a coordenação da Mageia.Org, uma associação francesa sem fins lucrativos.
Essa foi a lista que criamos com as melhores distros Linux, você também pode acompanhar nossa outra lista que criamos com os 10 Sistemas operacionais para Hackers e Pentesters. Se você sentiu falta de alguma distro Linux na lista, conte para nos usando a caixa de comentários abaixo.
existe tambem o mx-16 ,pouco conhecido, mas exelente para quem ta começando,simples,rapido e estavel , experimentem, nao iram arrepender.
Obrigado pela sugestão amiga, vamos adicionar ao artigo!