Se você estar pensando em comprar um smartphone ou uma smart TV, e estiver pesquisando por displays, especificamente telas e a qualidade de reprodução dos dispositivos. Com certeza você vai ouvir o vendedor falar que o smartphone que possui uma tela de “OLED”, por exemplo, pode ser um fator importante na hora da compra.
Mas você sabe o que isso realmente significa, e a importância dos displays de “OLED, LCD E AMOLED” para exibição de imagens? Abaixo vamos fazer uma comparação com as tecnologias citadas a cima, e você vai saber diferenciar pontos importantes na hora de comprar o seu dispositivo.
Veja a diferença entre telas de LCD vs. OLED vs. AMOLED
Primeiro, vamos começar com os conceitos básicos do que cada um desses tipos de tecnologia se trata.
OLED
OLED significa diodo orgânico que emite luz (organic light-emitting diode) e atualmente é a tecnologia mais avançada para a fabricação de qualquer tipo de tela, seja para TVs, computadores, telefones celulares ou para seu videogame portátil favorito.
LCD
LCD é a sigla para “Liquid Crystal Display” que em português significa “tela de cristal líquido”. O LCD é um painel fino utilizado para exibir imagens, vídeos e textos em suportes diversos como monitor de computador, televisores, GPS, câmeras digitais, celulares, calculadoras e outros dispositivos.
A tecnologia LCD (cristais líquidos) aplicada aos monitores de computador e televisores distingue-se dos antigos CRT (tubos de raios catódicos) pela leveza, portabilidade e menor consumo de energia elétrica, podendo ser utilizado em aparelhos portáteis alimentados por bateria.
AMOLED
O nome AMOLED significa Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode — ou, traduzindo para o português, Matriz-Ativa de Emissão de Luz Orgânica por Diodos. É uma tecnologia baseada na OLED. Os pixels OLED são ligados a um Transistor de Película Fina (chamado TFT, ou Thin-Film Transistor).
Prós e contras: LCD vs. OLED vs. AMOLED
LCD
Prós:
- Mais barato
- Mais versátil – a implementação permite que monitores IPS e 144hz existam no espaço do PC, dando mais opções aos usuários de PC
- Menor consumo de energia
Contras:
- Sem retroiluminamento por pixel = pior reprodução de cores e com buracos negros em uma imagem
OLED
Prós:
- Excelente reprodução de cores graças à iluminação por pixel
- Não tão caro quanto AMOLED
Contras:
- Maior consumo de energia em comparação ao AMOLED e LCD
- Mais caro que o LCD
AMOLED
Prós:
- Todos os excelentes benefícios de reprodução de cores do OLED
- Consome menos energia do que OLED
- Exibições flexíveis
Contras:
- Mais caro do que LCD e OLED
LCD vs OLED vs. AMOLED: Onde são usados e melhores utilizados
LCD
O LCD é melhor usado em TVs, telas de uso geral e monitores de computador, graças à sua capacidade de implementar painéis TN e IPS. Os painéis TN permitem maiores taxas de atualização e menores tempos de resposta, enquanto os painéis IPS permitem uma reprodução de cores mais rica e maiores ângulos de visão. A variedade do padrão LCD o torna ideal para jogos para computador.
OLED
OLED é melhor usado em HDTVs, onde a flexibilidade da tela realmente não importa muito e a qualidade da imagem é o fator principal.
AMOLED
AMOLED é melhor usado em smartphones, tablets, smart watches, laptops – basicamente qualquer coisa portátil onde você deseja uma ótima qualidade de exibição e alguma flexibilidade na tela. AMOLED é o padrão de fato para grandes monitores portáteis e provavelmente permanecerá assim no futuro.
Ficamos por aqui e espero que tenha tirado todas as dúvidas referentes as tecnologias a cima.