Um novo aplicativo chamado Call Annie, desenvolvido pela Animato.Ai, permite que os usuários conversem com a IA ChatGPT como se estivessem falando com uma pessoa em uma videoconferência em tempo real. O ChatGPT é um grande modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI, com capacidade para completar frases e manter uma conversa fluente com um ser humano. O aplicativo transforma a IA em um avatar feminino chamado Annie, que é capaz de interagir com os usuários como se fosse uma pessoa real.
O aplicativo atualmente é exclusivo para iOS 16 e requer um iPhone 12 ou modelo mais recente para funcionar corretamente. Os fabricantes do aplicativo afirmam que a interface de videochamada é bastante convincente e que conversar com Annie “cara a cara em tempo real parece mais natural e rápido do que digitar e ler texto”. Embora a voz ainda soe robótica e com pausas, com tempo e treinamento de voz aprimorado, as interações de Call Annie podem se tornar muito mais naturais.
Os usuários que experimentaram o aplicativo observam que ele ocasionalmente falha na pronúncia das palavras, mas, uma vez corrigido, também aprende imediatamente. Graças à inteligência do ChatGPT, os desenvolvedores do aplicativo dizem que ele pode ajudá-lo em tudo, desde aprendizado e pesquisas na web até servir como um guia turístico ou até mesmo um companheiro virtual.
Ainda não está claro que tipo de medidas de segurança foram implementadas e se as conversas do usuário são usadas para treinar e refinar os sistemas de Annie. No entanto, os criadores do aplicativo garantem que não é guardada nenhuma gravação de voz e que apenas a “transcrição é guardada/encaminhada para o ChatGPT para obter todos os diálogos”. O desenvolvedor também enfatiza que não vende nenhum dado a terceiros e que os usuários podem excluir o histórico de pesquisa na web no aplicativo conforme sua conveniência.
O aplicativo Call Annie é uma porta de entrada para uma nova geração de assistentes virtuais que poderiam ajudá-lo em tudo, desde pesquisas na web até servir como um guia turístico. Embora ainda haja algumas limitações, como a necessidade de um iPhone 12 ou um modelo mais recente e a voz robótica, a tecnologia é promissora e pode ser aprimorada em breve.