Em mais um alerta relacionado à inteligência artificial, um economista da Microsoft destacou os riscos de atores mal-intencionados que podem utilizar essas ferramentas para causar danos. Durante um painel no Fórum Econômico Mundial em Genebra, o Economista-Chefe da Microsoft, Michael Schwarz, afirmou que estava “confiante de que a IA será usada por atores mal-intencionados e, sim, causará danos reais.”
Schwarz ressaltou que a IA pode causar “danos reais” nas mãos de spammers em eleições e outras situações. Ao mesmo tempo, ele afirmou que a IA deve ser “claramente” regulamentada, mas acrescentou que os legisladores devem esperar até que a tecnologia seja capaz de causar “danos reais”, de acordo com a Bloomberg.
Com a estreia viral do ChatGPT, a pressão para regulamentar as ferramentas de IA só aumentou. Embora a tecnologia possa ajudar a eliminar tarefas mundanas para os seres humanos, também pode afetar milhões de empregos em diversos setores. Agora, as pessoas estão pedindo garantias regulatórias para evitar o uso indevido da tecnologia de IA.
“Uma vez que observemos danos reais, devemos nos perguntar simplesmente: ‘Podemos regulamentar isso de forma que os benefícios dessa regulamentação sejam mais importantes do que os custos para a sociedade?'”, disse Schwarz. “Os princípios devem ser os seguintes: os benefícios da regulamentação para a nossa sociedade devem ser maiores do que os custos para a nossa sociedade”, acrescentou.
O uso de ferramentas de IA está crescendo a uma taxa impressionante. Recentemente, golpes que utilizam ferramentas de clonagem de voz por meio de IA têm aumentado, com o objetivo de obter dinheiro das pessoas. Diante desses acontecimentos, os CEOs da Microsoft, Google e OpenAI se reunirão com a Vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, para discutir maneiras de controlar os danos causados por essas tecnologias.