Um executivo do time vermelho confirmou em entrevista para a Tom’s Hardware que não é uma prioridade para a AMD, na linha Radeon RX 8000, competir com as principais GPUs RTX 5000 da Nvidia. Em vez disso, a AMD seus esforços em produzir placas de médio e baixo custo para aumentar a participação de mercado da empresa.
Já há a algum tempo rumores de que a AMD não lançará placas em sua próxima série RX 8000 para competir com as placas de topo da Nvidia, as futuras RTX 5080 e RTX 5090. Mas agora a confirmação disso veio de dentro da empresa. Jack Huynh, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Negócios de Computação e Gráficos da AMD, confirmou na entrevista os planos da empresa para a linha RX 8000.
Perguntado se a AMD iria competir com a Nvidia no mercado de placas de vídeo de topo, Huynh respondeu: “Estou olhando para a escala, e a AMD está em um lugar diferente agora. Temos debatido isso bastante na AMD, certo? Então a pergunta que faço é, o PlayStation 5, você acha que isso nos prejudica? Custa $499. Então, pergunto, é divertido ser o Rei da Montanha? Novamente, estou procurando escala. Porque quando conseguimos escala, então trago os desenvolvedores conosco.”
Então perguntado mais diretamente se a AMD lançaria placas na série RX 8000 que fazem parte do mercado entusiasta, disse: “Um dia, talvez. Mas minha prioridade agora é construir escala para a AMD. Porque sem escala agora, não consigo atrair os desenvolvedores”.
“Se eu disser aos desenvolvedores, ‘Estou visando apenas 10% da participação de mercado’, eles dizem: ‘Jack, desejo-lhe sorte, mas temos que ir com a Nvidia.’ Então, tenho que mostrar a eles um plano que diga: ‘Ei, podemos chegar a 40% de participação de mercado com essa estratégia.’ Então eles dizem: ‘Estou com você agora, Jack. Agora vou otimizar para a AMD.’ Quando conseguirmos isso, então podemos ir atrás do topo.”
Huynh não descarta ter alguma placa de ponta da AMD para a próxima geração, mas ele apenas disse que elas “podem” aparecer um dia. A prioridade da empresa será aumentar sua participação de mercado geral, e eles acreditam que a melhor maneira de fazer isso é com produtos mais baratos que tenham apelo de mercado em massa.
Conseguimos entender a preocupação da AMD com participação de mercado olhando para os resultados da última pesquisa da Steam.
As GPUs da AMD estão presentes em apenas 15,4% dos PCs, já a Nvidia tem uma participação de 76,5%. As 14 primeiras placas do ranking são todas variantes de placas xx60 ou xx50, exceto as RTX 3070 e RTX 4070, 7ª e 12ª posições respectivamente, a RTX 3060 é a GPU mais utilizada. Por sua vez as placas de topo tem baixa participação de mercado, a RTX 4090 tem participação de pouco menos de 0,98%, e a a GPU mais forte da AMD, a RX 7900 XTX apenas 0,39%.
Porém a AMD não deixou claro qual será exatamente a estratégia que vão utilizar para aumentar sua participação de mercado com as placas de baixo e médio custo, afinal, considerando a quantidade de reais gastos por FPS, as GPUs da AMD sempre foram mais baratas. Então basta para a AMD simplesmente trazer para o mercado GPUs mais baratas do que as da NVIDIA com desempenho ligeiramente superior.
Considero que além da ótima qualidade que os produtos da Nvidia entregam, o marketing da NVIDIA é o grande diferencial para ter essa enorme distancia entre as duas empresas na participação de mercado. Nesse sentido, mesmo a RTX 4090 tendo apenas 1% de mercado, ela por seu desempenho extraordinário, ajuda a fazer o nome e reforçar a imagem de toda a linha NVIDIA.
O uso de tecnologias de IA em suas placas, como DLSS e Frame Generation, também colocam a NVIDIA um passo à frente. A AMD até tem tecnologias equivalentes, o FSR e o Fluid Motion Frames, mas ainda não entregam um resultado que chame muita atenção.
Precisamos esperar o lançamento para saber o que realmente vai acontecer, mas acredito que a AMD vá precisar trazer algo a mais para melhorar a experiência em jogos para conseguir conquistar seu objetivo.
E um ponto de negativo que podemos tirar dessa notícia, principalmente para os entusiastas, é que sem ter concorrência no mercado high-end, a NIVIDA pode cobrar ainda mais caro pelas RTX 5080 e 5090.