AMD não quer competir com as RTX 5080 e 5090

Um executivo do time vermelho confirmou em entrevista para a Tom’s Hardware que não é uma prioridade para a AMD, na linha Radeon RX 8000, competir com as principais GPUs RTX 5000 da Nvidia. Em vez disso, a AMD seus esforços em produzir placas de médio e baixo custo para aumentar a participação de mercado da empresa.

Já há a algum tempo rumores de que a AMD não lançará placas em sua próxima série RX 8000 para competir com as placas de topo da Nvidia, as futuras RTX 5080 e RTX 5090. Mas agora a confirmação disso veio de dentro da empresa. Jack Huynh, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Negócios de Computação e Gráficos da AMD, confirmou na entrevista os planos da empresa para a linha RX 8000.

Perguntado se a AMD iria competir com a Nvidia no mercado de placas de vídeo de topo, Huynh respondeu: “Estou olhando para a escala, e a AMD está em um lugar diferente agora. Temos debatido isso bastante na AMD, certo? Então a pergunta que faço é, o PlayStation 5, você acha que isso nos prejudica? Custa $499. Então, pergunto, é divertido ser o Rei da Montanha? Novamente, estou procurando escala. Porque quando conseguimos escala, então trago os desenvolvedores conosco.”

Então perguntado mais diretamente se a AMD lançaria placas na série RX 8000 que fazem parte do mercado entusiasta, disse: “Um dia, talvez. Mas minha prioridade agora é construir escala para a AMD. Porque sem escala agora, não consigo atrair os desenvolvedores”.

“Se eu disser aos desenvolvedores, ‘Estou visando apenas 10% da participação de mercado’, eles dizem: ‘Jack, desejo-lhe sorte, mas temos que ir com a Nvidia.’ Então, tenho que mostrar a eles um plano que diga: ‘Ei, podemos chegar a 40% de participação de mercado com essa estratégia.’ Então eles dizem: ‘Estou com você agora, Jack. Agora vou otimizar para a AMD.’ Quando conseguirmos isso, então podemos ir atrás do topo.”

Huynh não descarta ter alguma placa de ponta da AMD para a próxima geração, mas ele apenas disse que elas “podem” aparecer um dia. A prioridade da empresa será aumentar sua participação de mercado geral, e eles acreditam que a melhor maneira de fazer isso é com produtos mais baratos que tenham apelo de mercado em massa.

Conseguimos entender a preocupação da AMD com participação de mercado olhando para os resultados da última pesquisa da Steam.

Resultado pesquisa Steam agosto de 2024 sobre participação de mercado de GPUs

As GPUs da AMD estão presentes em apenas 15,4% dos PCs, já a Nvidia tem uma participação de 76,5%. As 14 primeiras placas do ranking são todas variantes de placas xx60 ou xx50, exceto as RTX 3070 e RTX 4070, 7ª e 12ª posições respectivamente, a RTX 3060 é a GPU mais utilizada. Por sua vez as placas de topo tem baixa participação de mercado, a RTX 4090 tem participação de pouco menos de 0,98%, e a a GPU mais forte da AMD, a RX 7900 XTX apenas 0,39%.

Porém a AMD não deixou claro qual será exatamente a estratégia que vão utilizar para aumentar sua participação de mercado com as placas de baixo e médio custo, afinal, considerando a quantidade de reais gastos por FPS, as GPUs da AMD sempre foram mais baratas. Então basta para a AMD simplesmente trazer para o mercado GPUs mais baratas do que as da NVIDIA com desempenho ligeiramente superior.

Considero que além da ótima qualidade que os produtos da Nvidia entregam, o marketing da NVIDIA é o grande diferencial para ter essa enorme distancia entre as duas empresas na participação de mercado. Nesse sentido, mesmo a RTX 4090 tendo apenas 1% de mercado, ela por seu desempenho extraordinário, ajuda a fazer o nome e reforçar a imagem de toda a linha NVIDIA.

O uso de tecnologias de IA em suas placas, como DLSS e Frame Generation, também colocam a NVIDIA um passo à frente. A AMD até tem tecnologias equivalentes, o FSR e o Fluid Motion Frames, mas ainda não entregam um resultado que chame muita atenção.

Precisamos esperar o lançamento para saber o que realmente vai acontecer, mas acredito que a AMD vá precisar trazer algo a mais para melhorar a experiência em jogos para conseguir conquistar seu objetivo.

E um ponto de negativo que podemos tirar dessa notícia, principalmente para os entusiastas, é que sem ter concorrência no mercado high-end, a NIVIDA pode cobrar ainda mais caro pelas RTX 5080 e 5090.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nação Tech
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart