A Microsoft insiste para que seus usuários migrem para o Windows 10, não há como negar que é um SO estável, e muito mais elegante comparado as versões anteriores. Mas como nem tudo são flores, os problemas também aparecem. Muitas pessoas estão ficando sem internet ao instalar algum update de melhoria do sistema. Eu também tive o mesmo problema e resolvi fazer um “downgrade” depois de sem sucesso tentar várias alternativas de normalizar minha internet. Como diz o ditado, “cada caso é um caso” então talvez com você não haja necessidade de voltar a uma versão anterior.
Se você está com problemas para se conectar a uma rede e não consegue se conectar à Internet, aqui estão algumas opções que pode tentar para corrigir o problema.
Antes de começar
Primeiro, faça o seguinte para tentar corrigir ou restringir o problema de conexão.
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Dê uma olhada em Por que não consigo ficar online? e tente executar algumas das etapas básicas de solução de problemas mencionadas ali.
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Gere um relatório de rede sem fio. Esse relatório pode ajudá-lo a diagnosticar o problema ou pelo menos fornecer mais informações para que outras pessoas possam ajudar.
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Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Prompt de comando, clique com o botão direito do mouse (ou pressione e segure) em Prompt de comando e selecione Executar como administrador > Sim.
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No prompt de comando, digite netsh wlan show wlanreport.
Isso cria um arquivo HTML que você pode abrir no navegador da Web a partir do local listado no prompt de comando.
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Confira se não há problemas com o modem a cabo ou o provedor de serviços de Internet (ISP). Se houver, entre em contato com o ISP.
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Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Prompt de comando, clique com o botão direito do mouse (ou pressione e segure) em Prompt de comando e selecione Executar como administrador > Sim.
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No prompt de comando, digite ipconfig.
Procure o endereço IP listado ao lado de Gateway padrão. Se necessário, anote o endereço. Por exemplo, 192.168.1.1.
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No prompt, digite ping <GatewayPadrão> e pressione Enter. Por exemplo, digite ping 192.168.1.1 e pressione Enter.
O resultado deve ser algo parecido com isto:
Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=64
Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=64
Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=64
Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=5ms TTL=64
Estatísticas do Ping para 192.168.1.1: Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda), Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos: Mínimo = 4ms, Máximo = 5ms, Média = 4ms
Se o ping tiver êxito e os resultados forem semelhantes aos mostrados acima, mas não for possível conectar o computador à Internet, o problema pode ser com o modem ou seu provedor de serviços de Internet (ISP).
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1. Atualize o driver do adaptador de rede
Um driver do adaptador de rede incompatível ou desatualizado pode causar problemas de conexão. Se você atualizou recentemente para o Windows 10, é possível que o driver atual tenha sido projetado para uma versão anterior do Windows. Verifique se há um driver atualizado disponível.
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Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Gerenciador de Dispositivos e selecione Gerenciador de Dispositivosna lista de resultados.
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No Gerenciador de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede > o nome do adaptador de rede.
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Clique com o botão direito do mouse (ou pressione e segure) no adaptador de rede e selecione Atualizar Driver>Pesquisar automaticamente software de driver atualizado. Siga as etapas e selecione Fechar.
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Depois de instalar o driver atualizado, se a reinicialização for solicitada, selecione o botão Iniciar > Ligar/Desligar>Reiniciar e confira se isso corrige o problema de conexão.
Se o Windows não encontrar um novo driver para o adaptador de rede, acesse o site do fabricante do computador e baixe o driver mais recente do adaptador de rede. Se o computador não conseguir se conectar à Internet, será necessário baixar um driver em outro computador e salvá-lo em um pen drive para poder instalá-lo em seu computador. Você precisará saber o fabricante do computador e o nome ou o número do modelo.
2. Desinstale o driver do adaptador de rede e reinicie
Se as etapas anteriores não funcionarem, tente desinstalar o driver do adaptador de rede e, em seguida, reiniciar o computador para que o Windows instale o driver mais recente automaticamente. Considere esta abordagem se a sua conexão de rede parou de funcionar corretamente após uma atualização recente.
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Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Gerenciador de Dispositivos e selecione Gerenciador de Dispositivosna lista de resultados.
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No Gerenciador de Dispositivos, selecione Adaptadores de rede > o nome do adaptador de rede.
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Clique com o botão direito do mouse (ou pressione e segure) no adaptador de rede e selecione Desinstalar > caixa de seleção Excluir o driver deste dispositivo > OK para confirmar que você deseja desinstalá-lo.
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Depois de desinstalar o driver, selecione o botão Iniciar > Ligar/Desligar > Reiniciar.
Depois que seu computador for reiniciado, o Windows vai procurar e instalar automaticamente o driver do adaptador de rede. Verifique se isso corrige o problema de conexão.
3. Execute a solução de problemas de rede seguida de comandos de rede
A solução de problemas de rede ajuda a diagnosticar e corrigir problemas comuns de conexão. O uso dessa solução de problemas e a execução de alguns comandos de rede, se necessário, podem ajudá-lo a se conectar.
Para executar a solução de problemas de rede
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Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Solução de problemas de rede e selecione Identificar e reparar problemas de rede na lista de resultados.
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Siga as etapas da solução de problemas e veja se isso corrige o problema.
Se isso não resolver o problema de conexão, tente:
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Restaurar a pilha de TCP/IP
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Liberar o endereço IP
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Renovar o endereço IP
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Liberar e restaurar o cache do resolvedor do cliente DNS
Para executar esses comandos de rede em uma janela do prompt de comando
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Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Prompt de comando, clique com o botão direito do mouse (ou pressione e segure) em Prompt de comando e selecione Executar como administrador > Sim.
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No prompt de comando, execute os seguintes comandos na ordem listada e verifique se isso corrige o problema de conexão:
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Digite netsh winsock reset e pressione Enter.
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Digite netsh int ip reset e pressione Enter.
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Digite ipconfig /release e pressione Enter.
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Digite ipconfig /renew e pressione Enter.
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Digite ipconfig /flushdns e pressione Enter.
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4. Desative os firewalls temporariamente
Às vezes, o software de firewall pode impedir que você se conecte. Para saber se o problema de conexão é causado por um firewall, desative-o temporariamente e tente acessar um site em que você confia.
As etapas para desativar um firewall dependem do software de firewall que você está usando. Confira a documentação do software de firewall para saber como desativá-lo. Não deixe de ativá-lo novamente assim que possível. Quando o firewall está desativado, seu computador fica mais vulnerável a hackers, worms ou vírus.
Se houver problemas para desativar o firewall, faça o seguinte para desativar todos os softwares de firewall em execução no computador. Repetindo: ative o firewall novamente assim que possível.
Para desativar todos os firewalls
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Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Prompt de comando, clique com o botão direito do mouse (ou pressione e segure) em Prompt de comando e selecione Executar como administrador > Sim.
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No prompt de comando, digite netsh advfirewall set allprofiles state off e pressione Enter.
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Abra o navegador da Web e acesse um site em que você confia. Confira se você consegue se conectar.
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Para ativar todos os firewalls instalados, no prompt de comando, digite netsh advfirewall set allprofiles state on e pressione Enter.
Se você descobrir que o firewall é a causa dos problemas de conexão, entre em contato com o fabricante do software ou acesse o site para verificar se há uma atualização do software disponível.
5. Desative temporariamente o software antivírus ou de prevenção contra malware
Às vezes, o software antivírus ou de prevenção contra malware pode impedir que você se conecte. Para saber se o problema de conexão é causado pelo software antivírus e de prevenção contra malware, desative-o temporariamente e tente visitar um site em que você confia. Se você descobrir que ele é a causa dos problemas de conexão, entre em contato com o fabricante do software ou acesse o site para verificar se há uma atualização do software disponível.
As etapas para desativar o software antivírus ou de prevenção contra malware dependem do software que você está usando. Confira a documentação do software para saber como desativá-lo. Não deixe de ativá-lo novamente assim que possível. Quando o software antivírus ou de prevenção contra malware está desativado, seu computador fica mais vulnerável a hackers, worms ou vírus.
Se você não tem certeza sobre o programa de software antivírus ou de prevenção contra malware que está instalado, talvez o Windows possa descobrir.
Para descobrir qual software antivírus ou de prevenção contra malware está instalado
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Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Sistema e segurança e selecione Verificar o status do computador e resolver problemas.
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Selecione a seta para baixo ao lado de Segurança.
Se o Windows conseguir detectar o software antivírus, ele estará na lista sob Proteção contra vírus. Para saber qual é o software de prevenção contra malware, procure em Proteção contra spyware e software indesejado.
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Se o software antivírus ou de prevenção contra malware estiver ativado, verifique a documentação do software para saber como desativá-lo.
Não deixe de ativar o software antivírus ou de prevenção contra malware assim que possível para garantir que o computador fique mais seguro.
6. Reinstale os dispositivos de rede usando o comando netcfg –d
A execução do comando netcfg –d deve ser sua última opção. Considere-a somente se as etapas acima não conseguirem ajudá-lo a se conectar.
Esse comando pode ajudar a resolver problemas de conexão após a atualização de uma versão anterior do Windows para oWindows 10, além de corrigir problemas quando você se conecta à Internet, mas não a unidades de rede compartilhadas. Ele remove todos os adaptadores de rede instalados e as configurações correspondentes. Depois de reiniciar o computador, todos os adaptadores de rede são reinstalados e suas configurações são definidas conforme o padrão.
Observação
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Para usar o comando netcfg –d, o computador deve estar executando o Windows 10 versão 1511. Para saber qual versão do Windows 10 está em execução no dispositivo, selecione o botão Iniciar e selecione Configurações >Sistema >Sobre.
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Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Prompt de comando, clique com o botão direito do mouse (ou pressione e segure) em Prompt de comando e selecione Executar como administrador > Sim.
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No prompt de comando, digite netcfg –d e pressione Enter.
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Depois de executar o comando, selecione o botão Iniciar > Ligar/Desligar > Reiniciar e veja se isso resolve o problema de conexão.
Observações
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Se você executar o comando e ocorrer um erro referente a NetSetupDeleteObject, execute o comando netcfg –d até que ele seja bem-sucedido.
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Depois de executar esse comando, talvez seja necessário reinstalar e configurar outro software de rede que esteja em uso, como um software de cliente VPN ou comutadores virtuais do Hyper‑V (se você estiver usando esses ou outros softwares de virtualização de rede).
Obrigado pelo post. Único lugar que achei solução para o problema de rede que estava acontecendo.
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