Após várias semanas de vazamentos e teasers das próximas placas mãe X870 da MSI, a empresa anunciou oficialmente suas placas mãe de próxima geração AM5, que estão em conformidade com o padrão ATX 3.1. A MSI também destacou o recurso “Supplemental PCIe Power”, que parece ser um novo conector de energia que fornece energia extra para a placa mãe.
O conector padrão de 24 pinos da placa mãe fornece energia para tudo, como placas gráficas, ventoinhas de resfriamento e iluminação RGB. No entanto, o conector é classificado para apenas 168W. Placas gráficas exigem mais energia, e alguns consumidores usam uma configuração multi-GPU para cargas de trabalho de IA. Por exemplo, os rumores sobre as placas gráficas GeForce RTX 50-series (Blackwell) da próxima geração da Nvidia é de exigir pelo menos 500W de energia.
Antes da especificação CEM 5.0, a especificação PCIe não permitia excursões de energia, impedindo que placas gráficas extraíssem temporariamente mais de 75W do slot PCIe. No entanto, a especificação CEM 5.1 mais recente permitiu excursões de energia 2,5 vezes maiores no slot PCIe, até 165W. Lembre-se de que excursões são picos que normalmente duram milissegundos, mas isso não significa que a placa gráfica puxará indefinidamente mais energia do slot PCIe.
Para acomodar a especificação CEM 5.1, a MSI adicionou um novo conector de energia à placa mãe. Este conector se assemelha a um conector de energia PCIe ou EPS de 8 pinos, mas não é nenhum dos dois, pois, como mencionado anteriormente, possui uma pinagem completamente diferente. Segundo a MSI, o conector fornece até 252W de energia.
Com a adição do novo conector, a energia total da placa mãe salta de 168W de um único conector de 24 pinos para 420W, um aumento impressionante de 150%. A capacidade de 420W das placas X870 da MSI pode ser excessiva para alguns, mas os crescentes requisitos de energia de algumas construções tornam essa uma ótima solução.
A MSI forneceu um exemplo teórico onde uma GeForce RTX 4090 consome 165W do slot PCIe enquanto os conectores de ventoinha e RGB consomem 132W e 36W, respectivamente. O total chega a 333W, mais do que um conector de energia de 24 pinos pode fornecer. O conector de energia extra de 8 pinos faz sentido nesse caso.
Mas mesmo com essa enorme exigência de energia, o suplemento de energia PCIe da MSI MAG X870 daria alguma margem para estabilidade, permitindo que você leve sua GPU RTX 4090 ao limite. Além disso, a MSI afirmou que essa energia extra deve ser suficiente para uma GPU secundária, permitindo que seu PC permaneça estável mesmo ao aumentar seu desempenho ao executar tarefas complexas de IA.
A MSI afirma que o conector de energia de 24 pinos ainda será a principal fonte de energia de suas placas mãe X870, gerenciando tudo, desde a interface PCIe até ventoinhas e RGB. No entanto, o suplemento de energia PCIe fornecido através do conector de 8 pinos estará sempre presente, pronto para entrar em ação e fornecer qualquer energia adicional que sua placa mãe precisar ao levar sua GPU ao limite ou quando suas ventoinhas estiverem aumentando a velocidade para resfriamento máximo.
O novo conector de energia ainda não tem um nome. No entanto, a MSI afirmou que as placas mãe X870 estão prontas para ATX 3.1, então presumimos que as fontes de alimentação ATX 3.1 correspondentes devem ter esse conector de energia.
As placas mãe X870(E) da MSI para processadores Ryzen 9000 estarão disponíveis em 26 de setembro. No entanto, a empresa ainda não revelou os preços.