Como criar um GIF com vídeo do Youtube e postar no Facebook
O GIF obteve um novo patamar de popularidade depois que o Facebook liberou o uso do formato, tanto nos perfis quanto nas páginas. O que era exclusividade do Tumblr começou a se expandir de forma assombrosa nas timelines. E surge então uma oportunidade de criar obras de arte, transformando vídeos em GIFs. Para isso, fizemos um pequeno guia:
Giphy
Há algumas semanas o Giphy lançou uma ferramenta que permite criar um GIF a partir de vídeos com apenas alguns cliques.
É só colocar o link do vídeo do YouTube na página e então escolher o intervalo da animação. Há um tempo máximo de 10 segundos e dá para colocar uma legenda se quiser. Depois disso, é só clicar em “Create a Gif”.
O arquivo é gerado e surgem várias opções de compartilhamento. A resolução é de 480 x 270 pixels, o que pode gerar arquivos grandes. O Giphy também suporta outros serviços de vídeo, mas o Vimeo parece ter ficado de fora.
Imgur
O serviço de hospedagem de imagens mais popular do mundo também tem uma ferramenta para a criação de GIFs a partir de vídeos da web. Uma das vantagens da ferramenta do Imgur é a possibilidade de criar as animações a partir do YouTube, Vimeo e praticamente qualquer outro serviço de hospedagem de vídeos.
A criação do GIF também é fácil: coloca-se o link do vídeo e então é possível escolher o intervalo da animação. O tempo limite é um pouquinho maior: 15 segundos e também é possível escolher uma legenda. Depois de escolhidas as definições, basta clicar em “Create GIF”.
Se o arquivo tiver mais de 10MB, ele será automaticamente otimizado para o formato GIFv que pode ser compartilhado pelo link direto da plataforma. O problema aqui é que se você for postar no Facebook, o link direto para o GIFv é entendido como um vídeo pela rede social e não carregará na linha do tempo de forma que estamos acostumados – seus amigos teriam que dar um play.
Ainda assim, há um link para download no formato tradicional e você pode hospedá-lo em outro lugar.